O algoritmo Booking.com é uma plataforma sofisticada de inteligência artificial e aprendizado de máquina que gerencia reservas de hotéis e outras acomodações. O seu funcionamento baseia-se numa série de parâmetros para otimizar os resultados da pesquisa com base nas preferências dos utilizadores, disponibilidade de quartos, preços, localização geográfica, avaliações dos utilizadores e outros fatores.
Quando um usuário realiza uma pesquisa, o algoritmo avalia essas variáveis e fornece uma lista personalizada de opções. Ele também usa o comportamento anterior do usuário e dados agregados para prever quais propriedades podem ser mais atraentes. O sistema também leva em consideração a conversão, ou seja, a frequência com que uma visualização se transforma numa reserva real, para ajustar e apresentar as ofertas mais competitivas.
Os algoritmos também podem ser influenciados pelas estratégias de negócios dos hoteleiros, como o custo por clique ou as comissões pagas à plataforma para obter maior visibilidade. Além disso, é importante notar que os meios de alojamento podem influenciar a sua visibilidade e classificação através de vários factores como o preço, a oferta de serviços exclusivos, a qualidade e a quantidade de avaliações.