O eBay, popular plataforma americana de leilões online e comércio eletrônico, tem um equivalente na China conhecido como “Taobao”. O Taobao faz parte do Grupo Alibaba, fundado por Jack Ma em 1999. O Grupo Alibaba lançou o Taobao em 2003 como uma plataforma de compras online C2C (consumidor para consumidor), visando principalmente os consumidores chineses.
Tanto empresas quanto indivíduos podem vender no Taobao, oferecendo uma ampla gama de produtos que vão desde roupas e acessórios até utensílios domésticos e eletrônicos. O sucesso do Taobao também se deve à sua adaptabilidade às preferências e hábitos de consumo locais, como a inclusão de um serviço de chat em tempo real que permite aos compradores negociar com os vendedores.
O Grupo Alibaba também criou outras plataformas como o Tmall, que foca no B2C (business-to-consumer) ao permitir que marcas oficiais vendam seus produtos diretamente aos consumidores, e o AliExpress, que oferece serviços semelhantes ao eBay, mas para o mercado internacional.
Assim, à medida que o eBay procurou expandir-se para a China, o Taobao e outras plataformas do Grupo Alibaba tornaram-se dominantes no mercado de comércio eletrónico da China, tornando difícil para o eBay ganhar uma quota de mercado significativa naquela região.